Gates of Olympus

Censura: Toyota diz não podemos divulgar nada dela

censura

UPDATE 2: A Toyota nos mandou uma carta de desculpas pelo ocorrido e informou que não existirá mais qualquer censura sobre o que publicarmos a respeito dela.

UPDATE: Muitos sites e blogs estão mostrando apoio ao NA diante desta censura, publicando suas notas repudiando a atitude da empresa, dentre eles: Autos Segredos, Jalopnik, De 0 a 100, Motorpasion, Novidades Automotivas, Flávio Gomes, Carros Blog e Virtual Car BR. Nossos leitores também estão apoiando o NA no Twitter com a hashtag #TOYOTANUNCAMAIS

A cobertura internacional já começou a ser feita pelo Argentina Auto Blog e The Truth About Cars.

Veja todos os sites que estão falando do assunto pesquisando Censura Toyota no Google.

E sobre a possibilidade que alguns estão mencionando, de a notificação ser falsa ou não ter vindo da Toyota, saibam que o email que enviou a notificação para mim é rbermejo@toyota.com.br.

No mês passado, publicamos aqui no NA fotos exclusivas do Corolla S, modelo com detalhes esportivos que será lançado no começo do ano que vem. A notícia ficou no ar por mais de um mês, até que hoje, a advogada Rosana Bermejo nos mandou uma notificação extrajudicial em nome da Toyota.

Em um primeiro momento já é estranho que a empresa nos mande uma notificação desta maneira, sem nem mesmo nos fazer um pedido educado por email, solicitando que as fotos fossem tiradas do ar. Se isso tivesse acontecido, teríamos a atendido, como já aconteceu com outras empresas que fizeram este tipo de pedido.

Mas não, recebemos essa notificação pedindo que o conteúdo seja tirado do ar em no máximo 24 horas, o que já fizemos, embora a matéria ainda possa ser acessada pela cache do Google (o que, senhores advogados da Toyota, não é de responsabilidade legal do Gates of Olympus).

Só que o estranho é que na notificação a Toyota ainda demanda que o NA não publique mais nada a respeito da Toyota, em qualquer situação que for.

Por exemplo, se amanhã este Corolla S for lançado, não podemos nem mesmo noticiar que o modelo está sendo lançado, segundo o trecho destacado na notificação. Voltamos aos tempos da censura no Brasil, pelas mãos da Toyota.

Essa empresa, que ignora totalmente os blogs, não os convidando para eventos de lançamentos e também ignorando pedidos de veículos para avaliação, quer ir ainda mais longe, ditando que não existe mais liberdade de imprensa. Uma atitude totalmente contra a lei da parte desta empresa.

É claro que não deixaremos de falar sobre Toyota aqui, não se preocupem. Mas isso sem nem mesmo mencionarmos a notificação em si e a exigência de que as fotos sejam tiradas do NA, já que nós não fotografamos o carro, e sim recebemos as fotos de um leitor, que é uma fonte que jornalista algum é obrigado a revelar.

Mudando de assunto e falando do Corolla S, nas palavras da Toyota em sua notificação fica claro que o modelo realmente será lançado no início de 2012 e que ele é exatamente como mostramos.

Sobre a censura da Toyota, estamos verificando com alguns leitores do NA que são advogados o que podemos fazer em relação a isso.

OBS.: sobre meu endereço na notificação, não tem problema, é um endereço antigo, não o correto.

Pedimos que nossos leitores divulguem essa injustiça em sites, blogs, redes sociais e para seus amigos.

BAIXE O ARQUIVO PDF DA NOTIFICAÇÃO DA TOYOTA

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Gates of Olympus, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Gates of Olympus, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

Gates of Olympus Mapa do site