r betano

Luz do óleo piscando no carro, por que?

painel luz oleo acesa 3
painel luz oleo acesa 3

A luz do óleo piscando no carro é um sinal de alerta importante que indica possíveis problemas no sistema de lubrificação do motor.

Vamos ver o que este alerta significa e o que você pode fazer quando acontecer.

Confira:

Luz do óleo piscando quando acelero o carro

Se a luz do óleo do seu carro pisca quando você acelera o carro, pode ser um sinal de que a pressão do óleo está baixa no motor.

Isso pode acontecer devido a você estar usando um óleo incorreto no motor do seu carro, com a viscosidade errada. Também pode ser que a causa seja vazamentos de óleo ou falta de pressão no sistema de lubrificação.

Além disso, em carros mais antigos ou com motores turbo, é comum que a luz pisque quando o motor está muito quente.

Outro possível problema é o mau contato na cebolinha do motor, que é o sensor de pressão de óleo, ou um filtro de óleo entupido.

É importante verificar essas possibilidades e buscar assistência profissional caso a luz do óleo continue piscando.

Possíveis causas para a luz do óleo piscando ao acelerar

Quando a luz do óleo pisca ao acelerar o carro, pode indicar diferentes problemas no sistema de lubrificação do motor. As principais causas incluem:

  • Uso de óleo com viscosidade errada: quando usamos um óleo diferente do recomendado pelo fabricante, os sistemas eletrônicos do carro podem entender que a pressão do óleo está baixa.
  • Vazamentos de óleo: falhas nos anéis de vedação ou nos retentores podem resultar em vazamentos de óleo, levando à diminuição da pressão e ao acendimento da luz.
  • Falta de pressão no sistema: uma bomba de óleo com mau funcionamento ou um filtro de óleo entupido podem causar baixa pressão e o acionamento da luz.
  • Mau contato na cebolinha do motor: o sensor de pressão de óleo, conhecido como cebolinha, pode apresentar mau contato, resultando em falsos acionamentos da luz.

Soluções para o problema da luz do óleo piscando

A luz do óleo piscando no painel do veículo é um sinal de alerta.

Neste momento, é importante fazer algumas coisas.

A seguir, apresentamos algumas soluções para lidar com a luz do óleo piscando:

1. Verificar se o carro está com óleo (em quantidade correta) no motor

Se você está andando e de repente a luz do óleo acende, ou começa a piscar, é necessário parar imediatamente, e verificar se tem óleo no motor.

Você vai abrir o capô e retirar a vareta do óleo do motor, a limpar, com um pano ou papel, a inserir novamente e retirar mais uma vez.

Se ela estiver com óleo, na medida correta, entre dois riscos na ponta da vareta, que indicam o mínimo e o máximo de óleo que se deve usar no motor, está tudo certo, e você pode continuar andando.

Se tiver óleo, mas estiver abaixo da medida mínima, você precisa completar o óleo. Caso tenha algum posto de gasolina ali perto, vá até lá, e compre um litro de óleo da especificação correta para o motor do seu carro.

Essa informação da especificação, como por exemplo, 20w50, ou 5w30, está no manual do proprietário do seu carro.

Caso não tenha o manual, pesquisa na internet, pelo nome do seu carro, ano e motor, como por exemplo Celta 1.0 2014.

Com o óleo em mãos, coloque metade do litro e verifique novamente se a medida já passou do primeiro traço da vareta. Caso não, coloque o restante do óleo.

2. Trocar o óleo errado pelo correto

Caso seu motor esteja com óleo, tudo certinho, mas mesmo assim a luz do óleo ficar piscando, pode ser que você (ou outra pessoa) tenha colocado o óleo errado no motor.

Aí, para resolver, só trocando este óleo pela especificação de viscosidade correta.

3. Trocar peças danificadas

Em alguns casos, a luz do óleo piscando pode ser causada por peças danificadas, como o sensor de pressão de óleo, bomba de óleo ou filtro de óleo.

Se essas peças estiverem com defeito, é necessário substituí-las junto a uma concessionária ou boa oficina mecânica de confiança.

4. Realizar a troca de óleo regularmente

A troca regular de óleo é fundamental para manter o sistema de lubrificação do motor em bom estado.

Siga as recomendações do fabricante quanto ao tipo de óleo e intervalo de troca adequado para o seu veículo.

motorista 2 luz oleo acesa
motorista 2 luz oleo acesa

Consequências de se ignorar a luz do óleo piscando

Ignorar a luz do óleo piscando ao acelerar o carro pode resultar em danos graves ao motor.

Quando a pressão do óleo está baixa, existe o risco de componente metálicos se encontrarem em contato direto, o que pode levar ao superaquecimento do motor, danos irreversíveis e até mesmo a necessidade de substituição completa do motor.

Portanto, é fundamental não ignorar esse sinal de alerta e buscar a assistência de um mecânico especializado o mais rápido possível.

painel luz oleo acesa 2
painel luz oleo acesa 2

Perguntas frequentes

Por que a luz do óleo pisca no carro?

A luz do óleo piscando no carro é um sinal de alerta importante que indica possíveis problemas no sistema de lubrificação do motor.

O que significa quando a luz do óleo pisca?

Quando a luz do óleo fica pulsando, pode significar falta de pressão ou vazamentos de óleo.

Quais problemas podem causar a luz do óleo piscando?

Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como nível baixo de óleo, mau funcionamento do sensor de pressão, filtro ou bomba de óleo danificados, óleo de má qualidade ou queima de óleo.

O que devo fazer ao perceber a luz do óleo piscando?

É fundamental que o motorista pare de dirigir e verifique o nível do óleo assim que a luz acender, e procurar um mecânico para identificar e resolver o problema.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do r betano, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no r betano, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

r betano Mapa do site