copa do brasil jogos

Motor acelerado em ponto morto, o que pode ser?

carro motor acelerado
carro motor acelerado

Seu carro está apresentando o problema de motor acelerado em ponto morto?

Quando isso acontece, significa que o motor está girando a uma velocidade mais alta do que o normal quando o veículo está parado e a marcha está desengatada.

Essa situação pode indicar problemas mecânicos ou elétricos. Vamos ver quais podem ser estes problemas a seguir:

Marcha lenta oscilando, ou acelerado o tempo todo?

A primeira coisa a verificar é se o seu carro está mesmo o tempo todo acelerado.

Isso pois outro problema que é comum com a faixa de rotações do motor em marcha lenta é o carro ficar oscilando a aceleração em marcha lenta.

Para isso temos uma outra página, no link acima, que dá dicas sobre o que pode ser essa situação.

Carro acelerado o tempo todo: pode não ser nenhum defeito

Aí temos também algumas situações onde um carro acelerado não é um defeito.

Por exemplo, se seu carro é mais antigo, e não tem injeção eletrônica, usando ainda o antigo carburador, é só uma questão de regulagem.

O carburador tem um parafuso que você pode regular com o uso de uma chave de fenda, para regular a aceleração do motor em marcha lenta. Aí neste caso basta regular.

Mas, falando dos carros mais modernos, com injeção eletrônica, sabemos que eles podem ficar um pouco mais acelerados em certas ocasiões.

Uma delas é quando damos a primeira partida do dia, onde o carro vai mesmo ficar acelerado, principalmente se o tempo estiver um pouco mais frio.

Isso é feito automaticamente para que o motor esquente mais rápido, até atingir a temperatura correta de trabalho.

Uso de etanol, ar-condicionado ligado ou bateria descarregada

Nesta situação, ainda temos alguns pontos que podem fazer com que o motor continue acelerado por um bom tempo.

Um deles é o uso de álcool ou etanol. Alguns motores flex acabam trabalhando com uma marcha lenta um pouco mais acelerada quando o carro está abastecido com álcool.

Também o uso do ar-condicionado faz com que o carro fique um pouco mais acelerado.

E a terceira situação normal que deixa o carro acelerado é se a bateria do seu carro estiver muito descarregada.

Nesta situação, pode ser que o seu veículo deixe o motor mais acelerado em ponto morto, ou na marcha lenta, para conseguir carregar essa bateria mais rapidamente.

Todas essas situações são completamente normais.

Vamos agora falar de problemas que podem ser a causa de um motor acelerado:

Entrada de ar falsa

Quando se trata de um motor acelerado em ponto morto, as entradas de ar no sistema de admissão de ar do motor podem ser a causa.

Se houver uma quantidade excessiva de ar entrando no motor, isso pode resultar em um cálculo inadequado pelo módulo de injeção eletrônica, levando a uma aceleração indesejada.

Uma entrada de ar falsa pode ocorrer devido a diferentes razões, como vazamentos no sistema de admissão de ar, tubulações soltas ou danificadas, ou até mesmo problemas com a válvula de controle de ar.

Se houver uma entrada de ar falsa, isso pode fazer com que o motor receba mais ar do que o necessário, resultando em uma aceleração anormal quando o veículo está parado e a marcha está desengatada.

Causas comuns de entradas de ar falsas:

  • Mangueiras soltas ou vazamentos
  • Tubulações danificadas ou obstruídas
  • Válvula de controle de ar com defeito
  • Juntas do coletor de admissão danificadas

Válvula termostática travada ou defeituosa

A válvula termostática fica fechada enquanto o motor ainda não atingiu a temperatura normal de uso, se abrindo depois que isso acontece, para permitir a passagem da água para o radiador, a fim de que ela seja resfriada.

Se essa válvula ficar travada aberta, assim que você ligar o carro, essa água do sistema de arrefecimento, já vai ser direcionada para o radiador, e o motor vai levar muito mais tempo para esquentar.

Esse problema pode ser a causa do motor do seu carro estar acelerado em ponto morto.

Sensor de temperatura da água

Se o sensor de temperatura da água do seu carro queimar, ou estiver com algum problema, isso também vai fazer o carro ficar acelerado.

Em alguns casos, além do carro ficar acelerado, isso causa problemas na injeção eletrônica, e chega a afetar até mesmo o funcionamento do ar-condicionado do veículo.

Carro acelerado depois da limpeza do corpo de borboleta (TBI)

Pode ser que seu carro estava com problemas na partida, ou com a marcha lenta oscilando, aí você mandou o carro no mecânico, para uma limpeza da TBI.

Só que depois que isso foi feito, o carro pode ficar acelerado.

Uma dica é desconectar os polos da bateria, e encostar um no outro, para resetar os sistemas eletrônicos do carro. Com isso, o problema da aceleração desaparece.

 

Atuador de marcha lenta

O atuador de marcha lenta é responsável por regular a abertura da borboleta da entrada de ar no motor, controlando assim a marcha lenta.

No entanto, um defeito no módulo de injeção eletrônica pode afetar o funcionamento adequado do atuador e resultar no motor acelerado em ponto morto.

Quando há informações erradas sendo enviadas ao módulo de injeção eletrônica, o atuador de marcha lenta pode ter sua funcionalidade prejudicada.

Isso pode fazer com que o motor permaneça acelerado mesmo quando o veículo está parado e a marcha está desengatada.

Nesses casos, uma opção de solução pode ser a troca do atuador de marcha lenta.

Verificação de outros problemas

Problemas elétricos podem ser responsáveis pelo desregulamento do motor e resultar em aceleração indesejada.

Um filtro de combustível entupido, fuga no sistema de vácuo, injetores de combustível sujos, problemas na bomba de combustível, sensor de fluxo de ar com defeito e velas de ignição danificadas também podem contribuir para esse problema.

Perguntas frequentes

Motor acelerado em ponto morto, o que pode ser?

O motor acelerado em ponto morto pode ser causado por uma série de problemas, desde entradas falsas de ar no motor, válvula termostática travada, corpo de borboleta (TBI) ou atuador de marcha lenta.

Como as entradas de ar podem afetar a aceleração em ponto morto?

Se houver uma quantidade excessiva de ar entrando no motor, isso pode resultar em um cálculo inadequado pelo módulo de injeção eletrônica, levando a uma aceleração indesejada. É importante verificar as entradas de ar para garantir que não haja nenhuma entrada falsa.

O que pode acontecer se o motor estiver fora do ponto?

Um motor fora do ponto pode enviar informações irregulares para o módulo de injeção eletrônica, alterando o comportamento do sistema de aceleração e resultando em aceleração indesejada em ponto morto.

O que causa problemas no atuador de marcha lenta?

Informações erradas sendo enviadas ao módulo de injeção eletrônica podem prejudicar o funcionamento do atuador de marcha lenta, resultando em aceleração indesejada em ponto morto. Em alguns casos, o próprio módulo pode precisar ser substituído.

Quais são outros problemas que podem causar aceleração em ponto morto?

Além das causas mencionadas, problemas elétricos, filtro de combustível entupido, fuga no sistema de vácuo, injetores de combustível sujos, problemas na bomba de combustível, sensor de fluxo de ar com defeito e velas de ignição danificadas podem contribuir para a aceleração em ponto morto.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do copa do brasil jogos, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no copa do brasil jogos, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

copa do brasil jogos Mapa do site