bet hip hop awards

Sistema Bosch Start-Stop

 

Honda Civic Touring 2021 Start Stop F01

Durante o Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), em novembro de 2005 em São Paulo, a Bosch revelou o sistema Start Stop, que desliga automaticamente o carro em semáforos ou congestionamentos, para economizar combustível durante o tempo em que o carro estiver parado. A tecnologia já está pronta e deve chegar ao mercado até o ano de 2007.

O sistema Start Stop  : no caso de um carro com câmbio manual, ao parar o automóvel, deve-se desengatar a marcha, colocando em ponto morto. Cerca de cinco segundos depois, o carro vai desligar automaticamente. Ao pisar novamente na embreagem para se engatar a primeira marcha e sair andando, o sistema dá partida automaticamente no carro, sem ser necessário fazer isso com a chave.

O sistema Start Stop da Bosch pode ser desligado através de um botão no console central do carro. De acordo com a Bosch, o Start Stop pode reduzir o consumo em até 15% e as emissões de poluentes em 5%. As partidas são mais rápidas e suaves do que a dos carros comuns.

Veja os carros mais baratos com start-stop

O Citroën C3 vendido na Europa já possui sistema semelhante. A diferença é que o compacto conta com câmbio automático, enquanto que o Start Stop da Bosch pode ser instalado em carros manuais. No francês, um alternador especial é acoplado ao motor de arranque. Por aqui, ambas as peças são separadas e a segunda é reforçada, para agüentar o uso freqüente.

Além disso, a Bosch aplicou alterações na parte elétrica e desenvolveu uma nova central eletrônica que cruza informações como a última vez em que o carro parou, a posição do câmbio, a pressão nos pedais e se tem álcool no tanque. Neste caso, o carro pode permanecer ligado se o motor ainda estiver frio.

A Bosch afirma que já há fabricantes brasileiros interessados no sistema. A empresa não informou, contudo, quanto o Start Stop oneraria no valor final do carro.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em cqrfhb.com.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do bet hip hop awards, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no bet hip hop awards, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

bet hip hop awards Mapa do site