jogos libertadores 2023

STLA Large é a plataforma elétrica e de combustão para Wagoneer S e Charger Daytona

stla large 1
stla large 1

Na iminência de lançar no mercado americano o Jeep Wagoneer S e o Dodge Charger Daytona, a Stellantis adiantou o que estará por debaixo desses novos carros, a plataforma STLA Large, que terá versões a combustão e elétrica.

Essa nova arquitetura da Stellantis permitirá usar tanto um powertrain a combustão, com motor, transmissão, eixo cardã e diferencial traseiro com semieixos, quanto uma enorme bateria com seus motores elétricos em cada eixo.

stla large 2
stla large 2

Trata-se de algo que veremos também na BMW com a próxima geração Neue Klasse, sendo que na Stellantis, a base STLA Large não será usada somente por Dodge e Jeep, mas posteriormente por Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.

Feita para atuar nos segmentos D e E, a STLA Large provavelmente terá no motor Hurricane 6 3.0 de seis cilindros em cilindros com dois turbos e hibridização leve, a opção natural para equipar os grandões do grupo euro-americano.

stla large 3
stla large 3

Nesse caso, se espera por potências que variam de 426 a 670 cavalos, de acordo com a proposta, assim como uma variante elétrica com sistemas de 400V e 800V, além de baterias de lítio de 85 kWh ou 118 kWh. Esta última deve entregar 800 km de alcance.

Além disso, na versão mais potente, que se espera ver no Charger Daytona, a aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 2 segundos, uma marca impressionante para o futuro muscle car elétrico.

stla large 4
stla large 4

A Stellantis diz que a STLA Large “permite maiores níveis de diversidade de veículos e qualidade superior e satisfação do cliente a partir de um conjunto básico de componentes, juntamente com processos de fabricação robustos e econômicos que podem ser duplicados em múltiplas fábricas de montagem”.

Fora as duas versões “8 ou 80”, a STLA Large terá ainda uma variante PHEV para alguns modelos de SUVs e crossovers, alvos principais da nova base. A nova base tem potencial para sustentar “potência extrema que superará qualquer um dos Hellcat V8 existentes”.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no jogos libertadores 2023, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

jogos libertadores 2023 Mapa do site