betano bet

Tesla e Geely já estão sendo afetadas por crise no Mar Vermelho

tesla giga berlim 1 1
tesla giga berlim 1 1

A Tesla anunciou que suspenderá a produção em Berlim, enquanto a Geely atrasará a entrega de carros na Europa, onde tem marcas como Volvo, Polestar e Lotus, por conta da crise no Mar Vermelho.

Como se sabe, nas últimas horas, EUA e Reino Unido realizaram ataques contra alvos dos Houthis, em território do Iêmen, como uma resposta aos ataques com mísseis e drones contra navios mercantes no estreito Bab al-Mandab, que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Aden.

Por ser uma rota crítica no transporte marítimo mundial, os navios que passam na região estão sob ameaça de ataques dos Houthis, que usam também barcos e até helicópteros com forças de assalto para sequestrar embarcações, sob alegação de que estão indo para Israel.

volvo ex30 17
volvo ex30 17

Nessa rota passam navios com carros e componentes importantes para fabricação de veículos, como os que a Tesla necessita para garantir sua produção na Europa, onde a fábrica de Grunheide ficará duas semanas parada por falta de itens.

O problema do trânsito de navios, que precisam agora evitar a rota contornando a África, está afetando também fornecedores da Tesla na Suécia, segundo o sindicato local IF Metall.

navio ro ro
navio ro ro

Aliás, a fabricante de móveis Ikea, também sueca, apesar da sede na Holanda, atrasará entregas de produtos por conta do risco de passagem pelo chamado Chifre da África, contornando assim pela antiga rota de Vasco da Gama.

No litoral do Iemen, uma força tarefa com países aliados dos EUA e Reino Unido, empregam diversos meios navais para bloquear os incessantes ataques perpetrados pelos Houthis contra o tráfego marítimo.

A rota marítima que dá no Canal de Suez também liga, além do Egito e Arábia Saudita, Israel e Jordânia. Recentemente, um acidente com um porta-contêiner no canal que corta parte do território egípcio, prejudicou a entrega de peças e componentes em boa parte das montadoras no ocidente, o que agravou a crise dos chips.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no betano bet, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

betano bet Mapa do site